domingo, 15 de maio de 2016

A RESENHA DO MAL - CAPÍTULO IV








A RESENHA DO MAL – Capítulo IV




Lana despertou com o toque do telefone celular, que estava sobre a mesinha de cabeceira. Era manhã de sábado. Ela atendeu, ainda sonolenta, e surpreendeu-se ao escutar a voz de seu ex-marido Mauro. Já não se falavam há anos. Ela percebeu, logo de cara, que ele parecia muito aflito:

-Desculpe ligar para você, Lana... mas por um acaso, o Brian está aí?

Lana sentou-se na cama, intrigada:

-Claro que não! Por que ele estaria aqui?

Ela ouviu a respiração dele do outro lado, e a voz de Patrícia perto dele, dizendo alguma coisa bem baixinho para que ela não ouvisse. Mauro tapou o telefone, mas ela ainda pode escutá-lo dizendo a Patrícia que ficasse quieta.

-É que ele não veio para casa ontem. Não sabemos onde ele está. Uma vez ele comentou que gostava de você...

Aquela informação surpreendeu Lana, e ela demorou um pouco antes de responder:

-Bem, já ligou para os amigos dele?

-Sim, mas ele não esteve com nenhum deles ontem... estamos muito aflitos. Mas... não vou incomodá-la mais, Lana, e desculpe mais uma vez. Se souber de alguma coisa, por favor, nos avise, sim?

-É claro!

Ele despediu-se, desligando. Lana levantou-se, indo até o espelho do banheiro. Mal conhecia Brian, pois os ciúmes de Patrícia o impediam de frequentar a casa do próprio irmão. Mas lembrava-se dele ainda pequeno, quando encontrou Patrícia por acaso em um supermercado, e ela o empurrava em um carrinho de bebê; assim que a viu, Patrícia cobriu o rosto do menino com uma fralda, passando por ela de cabeça erguida. Anos depois, ela o viu saindo da escola, de uniforme. Ele estivera em sua casa poucas vezes a convite dela, nos aniversários de Décio, e ela percebia o quanto Brian admirava o irmão mais velho e tentava aproximar-se dele, que o repelia. Várias vezes, ela chamou a atenção do filho sobre aquilo, mas Décio encolhia os ombros, dizendo que Brian era seu meio-irmão, e não irmão. Lana acreditava que os irmãos precisavam se aproximar um do outro, mas havia muita mágoa no coração de Décio, e muito ódio e ciúmes em Patrícia.
Após escovar os dentes, ela ligou a água da banheira e foi telefonar para Décio a fim de contar-lhe sobre o desaparecimento do irmão.

-Filho, tudo bem? Demorou  a atender.

-Oi, mãe... tudo legal, eu ainda estava dormindo... você está bem?

-Sim. Mas seu irmão... Mauro ligou dizendo que ele não foi para casa ontem. Está desaparecido, ele está preocupado...

-Bem, e o que ele pensa que você tem com isso? Ele que cuide do moleque. Ele e aquela vampira com quem ele se casou.

-Não fale assim, Décio. Brian é só um menino assustado. Ele gosta de você. Você não está nem um pouco preocupado?

-Não. Vão achar ele. Deve estar em alguma boca de fumo, e quando o dinheiro acabar, ele volta para casa.

Lana fechou os olhos, tentando não brigar com Décio. Achou melhor mudar de assunto:

-Bem, e que tipo de cidade é Bernardina?

-Cidade? Você tinha que ver isso aqui. É uma vila poeirenta no meio do nada.

-Já achou o que queria?

-Ainda não. Cheguei há pouco, lembra? E hoje é domingo. Vou descansar um pouco.

-Desculpe por acordá-lo. Agora vou desligar. Beijo, filho.

-Beijo... mãe!

Ela ficou na linha, em silêncio, E Décio disse o que ela esperava ouvir:

-Se souber do moleque, me dê notícias, OK?

Ela sorriu, e desligou.

Décio vestiu um short, um par de tênis velhos e camiseta. Foi correr, já que não se exercitava há dois dias. As pessoas passavam por ele, olhando-o fixamente, e Décio percebeu que era o assunto do momento naquela cidade que não tinha muitos acontecimentos. Saiu do centro, indo correr em uma estrada de barro, ladeada por capim seco e algumas árvores. Viu algumas vacas pastando ao longo da estradinha, e mais nada. Passaram-se quinze minutos, até que ele viu ao longe um jipe poeirento parado junto ao acostamento, na estrada adiante dele. Ainda teve que correr alguns minutos até chegar ao carro, e então parou. Havia uma moça – a mulher mais linda que ele já vira na vida – parada junto ao capô aberto do carro, olhando o motor e coçando a cabeça. Ela não o viu aproximar-se, e quando ela falou, percebeu nela um leve sobressalto:

-Posso ajudar? Algum problema?

Os olhos verdes e desconfiados da moça fixaram-se nele, e no seu rosto suado e avermelhado pela corrida e pelo calor do sol. Aos poucos, Décio viu o medo nos olhos dela transformar-se em autoconfiança, e em seguida em hostilidade, em uma questão de segundos. Quando ela falou, ele percebeu seu tom de voz frio:

-Não, eu me viro.

Ele insistiu:

-Sabe consertar motores?

Ela negou com a cabeça, ainda olhando para dentro do capô.

-Já chamou alguém?

-Esqueci meu celular em casa. Mas estou bem, eu vou andando. É perto daqui.

Ele puxou o celular do bolso do short, estendendo-o para ela, que hesitou antes de pegá-lo. Ela discou um número, e afastou-se, falando em voz baixa. Depois, devolveu o celular a ele.

-Pronto. Virão me buscar.

Décio reparou que ela não agradecera, nem quebrara o gelo entre eles. Ficou parado, olhando-a e admirando a sua beleza quase selvagem, mas domesticada pela excelente aparência e boas roupas. Décio sentiu que ela gostara dele; tinha um sexto sentido para essas coisas; assim, estendeu-lhe a mão:

-Sou Décio. E você?

Sem pegar a mão dele, ela respondeu entre os dentes:

-Olha, você já ajudou muito, obrigada. E adeus.

Ele sentiu-se chocado com a frieza dela. As mulheres tinham por hábito apaixonarem-se por ele e brigarem por sua atenção, e a reação dela deixou-o desconcertado. Insistiu:

-Mesmo assim, ficarei aqui até que a ajuda chegue. Esta estrada é deserta e pode ser perigosa. Eu... vou ficar ali – ele disse, apontando para a sombra de uma árvore há alguns metros – não quero incomodá-la. E afastou-se dela.

A linda moça respirou fundo, demonstrando impaciência, e pensou: o que ele poderia me fazer? Após alguns segundos, ela o seguiu para debaixo da árvore:

-O sol está forte... aliás, meu nome é Sophie.

Ele sorriu, apesar de ela não oferecer-lhe a mão para apertar. Mal pode acreditar em sua sorte: a moça era Sophie, filha de Endora Damata! Sua reportagem estava garantida, pensou. Decidiu continuar fingindo não saber quem ela era.

-Prazer, Sophie. Você mora por aqui?

Sophie olhou-o de soslaio, e um riso de escárnio escapou de sua boca:

-Sim, eu moro por aqui. Por enquanto. E você sabe muito bem disso, e você não é daqui. É um repórter – mais um – que quer entrevistar a minha mãe.  Mas vou logo dizendo que minha mãe não dá entrevistas. Está perdendo seu precioso tempo.

Décio não perdeu a calma:

-Bem, minha profissão é tentar. E eu não costumo desistir fácil. Me desculpe por não  dizer quem eu realmente sou.

Sophie concordou com a cabeça. Olhou-o nos olhos pela primeira vez, e pensou que gostaria muito de pregar uma peça na arrogância do rapaz. Sorriu para ele, seu sorriso mais estudadamente sedutor. Lembrou-se da última vez que um repórter tentara entrevistar sua mãe, e ela mandou que um empregado o pusesse para fora soltando um cão bravo atrás dele. O homenzinho correu feito bala antes de entrar no carro e sair acelerando.

-OK. Pode tentar se quiser. Veja, minha carona está chegando. Quer ir até a fazenda falar com minha mãe?

Décio nem sequer pensou em preocupar-se com sua aparência suada, empoeirada e nada formal. Foi logo respondendo que sim. O velho Ford parou na beira da estrada, dirigido por um homem mal-encarado que olhou-o dos pés à cabeça, mas não disse palavra. Sophie entrou no carro, sentando-se no banco da frente, e Décio sentou-se no banco de trás.

Percorreram ainda vinte minutos de estrada esburacada em silêncio, antes de chegarem a uma porteira pintada de branco. O homem saiu do carro, encaminhando-se para a porteira. Quando ficaram sozinhos, Décio puxou conversa:

-Houve muitos antes de mim?

-Não. Apenas quatro.

-E eles sobreviveram?

Ela entendeu a piada, mas não riu. Sequer respondeu. Décio ficou ainda mais desconfortável, e 
engoliu em seco. A estranha o fascinava e exasperava ao mesmo tempo. O empregado voltou ao carro, e entraram na fazenda. Mais uma vez, ele parou o carro e foi fechar o portão. Sophie percebeu que gostava do cheiro dele. Tinha o nariz muito sensível para cheiros, e notou os resquícios do perfume caro que ele usara no dia anterior preenchendo o espaço do carro. Também achou o rosto dele bonito, e gostou da voz dele. Mas sabia que ele logo estaria bem longe dali, e que ela nunca mais o veria, e nem deveria querer ver.

Chegaram na fazenda, e Sophie mandou que ele a acompanhasse. Eles subiram um pequeno lance de escadas, indo dar em uma varanda que circundava a casa de fazenda. Ele reparou o belo e antigo piso de ladrilhos hidráulicos, e a beleza e austeridade da casa, embora estivesse precisando de muitas formas. Passaram por várias janelas grandes e altas, todas elas, fechadas e com as cortinas cerradas antes de finalmente chegarem a uma porta de madeira enorme, sobre a qual descansava uma antiga aldrava com a cara de um leão zangado. Décio notou o silêncio do lugar, e também algumas pessoas muito mal-encaradas que os observavam enquanto faziam vários tipos de serviços no terreno. O lugar era hostil e um tanto assustador, e ele sentiu como se estivesse em uma daquelas cenas de filmes trash de terror. Porém, esperava ansiosamente pela cena na qual ele poderia salvar a linda mocinha das mãos dos zumbis malvados. Mas quando Sophie olhou para ele novamente, mandando que entrasse e aguardasse na sala, seu olhar frio o fez compreender que aquela cena tinha sido excluída do script.
Ela o deixou de pé na sala de estar, e sem olhar para trás ou mandá-lo sentar-se, Sophie subiu as escadas de madeira cobertas por um tapete vermelho desbotado que levava ao andar superior. Antes de entrar no quarto da mãe, bateu levemente. A mãe parecia um pouco melhor – estivera mal no dia anterior, e Diana precisara aumentar as doses dos sedativos. Ela estava sentada na cama, tomando seu desjejum, e sorriu ao ver a filha chegando. Sophie dirigiu a Diana um olhar, e ela compreendeu que mãe e filha desejavam ficar a sós.

-Está melhor, mãe? – Sophie disse, sentando-se na cama ao lado da mãe e afastando uma mexa de cabelo do rosto cansado da velha senhora.

-Sinto-me melhor hoje. Acho que posso até mesmo dar uma volta pelo jardim.

-Mas está um calorão lá fora! Vai aguentar andar nesse sol?

-Bem, então vou sentar-me um pouco na varanda... vai ajudar-me a colocar um vestido fresquinho? 

Ainda estou de camisola.

-Claro, assim que você terminar seu café da manhã.

Endora afastou a bandeja, dizendo que já havia terminado. Sophie ficou triste; ela comia menos a cada dia, e às vezes, colocava tudo para fora após alguns minutos. Pegou a bandeja, indo colocá-la sobre a cômoda.

-Mãe... há um repórter esperando para falar com a senhora na sala, lá em baixo... ele me ajudou na estrada quando o carro quebrou. Me emprestou o telefone. Eu disse que a senhora não está recebendo ninguém, mas... ele .. insistiu muito.

Sophie surpreendeu-se com o tom apaziguador de suas próprias palavras; minutos antes, estivera desejando pregar uma peça no rapaz. Endora, de quem nada escapava – nenhum sorriso, olhar furtivo ou intenção oculta – logo soube que a filha gostara do repórter. E que se o havia levado até lá, mesmo sabendo do que acontecera aos outros que tentaram antes dele, era porque estava realmente interessada, e o tal rapaz deveria ser uma boa pessoa. Para surpresa da filha, Endora disse:

-Com este eu vou falar. Mande servir um suco ao rapaz, vá fazer companhia a ele e mande Diana entrar para me ajudar a por uma roupa decente.

Quando a filha saiu, Endora acompanhou, sem qualquer espanto, o momento em que um porta joias voou de cima da cômoda, indo cair junto à poltrona. Aquilo era um sinal...

Na sala de estar, Décio estava debruçado sobre uma fotografia de uma família que, ele supôs fossem os Damata assassinados por Endora. Estava bastante entretido, observando a foto que descansava sobre o aparador de uma lareira totalmente fora de lugar no contexto climático do local, quando sentiu uma respiração junto ao seu pescoço, como se alguém também observasse o mesmo retrato que ele, logo atrás de suas costas. Virou-se para ver quem era, e sentiu um arrepio percorrer sua espinha dorsal – apesar do calor – quando não deparou com ninguém. Ele tivera certeza de que havia alguém junto com ele naquela sala. Mas logo distraiu-se com a volta de Sophie, que trazia-lhe um copo de suco de tamarindo e o convidava a sentar-se. Ele ficou pasmo: quantas vezes por dia aquela mulher era capaz de mudar de personalidade?

Convidou-o a sentar-se no antigo e nada confortável sofá da sala de estar, sentando-se na poltrona diante dele, as mãos sobre o colo, os olhos verdes gelados a observá-lo, enquanto ele engolia o suco vagarosamente. Sophie disse:

-Minha mãe vai vê-lo.



(continua...)



5 comentários:

  1. UAU... senti arrepios aqui kkkk
    Fiquei pensando naquelas crianças que apareceram e deixaram Décio petrificado... quem seriam??

    Endora vai falar com ele, uhuuuu, e Sofhie será que vai se apaixonar??
    Tomara que naum.
    Mas a história tá boa demais da conta.

    bacios

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana
    Sempre temos que perceber os sinais.
    beijinhos e boa semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Me arrepiei, Ana, quanta coisa será revelada?
    Que caminho percorremos, até chegar ao nosso destino?
    A vida é mesmo uma caixinha de surpresas!
    Aguardando...
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  4. GELO NA ESPINHA?? KKKK AMEI ISSO, ADOROS ESSES SUSPENSES! MTO BOM ANA. JA VOU CORRER PRO PRÓXIMO CAPÍTULO!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar-me. Adoraria saber sua opinião. Por favor, deixe seu comentário.

A RUA DOS AUSENTES - Parte 4

  PARTE 4 – A DÉCIMA TERCEIRA CASA   Eduína estava sentada em um banco do parque. Era uma cinzenta manhã de quinta-feira, e o vento frio...