sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O ANJO NO PORÃO - CAPÍTULO V








O ANJO NO PORTÃO 
CAPÌTULO V




-Régis, você vai ter que levar a menina embora. Fizemos de tudo que foi possível, mas ela vive fugindo de casa! Imagine, nós a encontramos após duas horas de procura, sentada à mesa de um restaurante tomando um prato de sopa! O garçom nos olhou como se fôssemos um casal de irresponsáveis e disse que já estava para chamar a polícia. Estou grávida novamente, não posso tomar conta dela... Rosa mal pode tomar conta de si mesma, só vive trancada...

-Mas Fiorela, onde poderei deixa-la? Não posso leva-la para casa de Madame... e ainda tem Hanna, ela não entenderia!

-Isto é problema seu. Você sabe o quanto gostamos de Regiane, mas ela é responsabilidade sua, meu irmão. Não nossa! Tenho um bebê pequeno, e estou grávida de meu próximo filho... não posso ficar me preocupando com ela! Vai mal na escola, foge de casa e fica andando pela rua. É perigoso! É responsabilidade demais! Ela já tem seis anos, e é madura demais para a idade... tenho medo do que possa acontecer a ela em uma de suas fugas. Regiane é uma menina muito rebelde. Você é o pai dela, e terá que assumir a responsabilidade.

-Acredito que este problema se deva ao fato de Regiane ter perdido a mãe tão cedo...

-Pode ser... mas eu acredito que faça parte da personalidade dela. Mas seja qual for o motivo, precisa ser controlado. E eu não tenho tempo, paciência ou até mesmo condições físicas. 

Uma semana após esta conversa,. Régis levou a filha para tomar um sorvete. Enquanto a menina saboreava sua taça de sorvete de morango com calda de chocolate, ele a observava e via nela traços cada vez mais fortes da falecida mãe. Após a morte da mãe de sua filha, Régis mudara; tornara-se mais responsável, maduro e religioso. Esqueceu os velhos companheiros de farra, as longas caçadas regadas à uísque, os bordéis e as muitas mulheres. Vivia para Hanna e os filhos. Gostaria que Regiane conhecesse o irmão, mas Hanna não admitia que a filha de uma prostituta pudesse corromper a alma pura de seu filho. Não desejava aquela sombra em suas vidas. 
Régis esperou que a menina terminasse seu sorvete, e após limpar o cantinho de sua boca com um guardanapo de papel, anunciou, tentando fazer parecer à filha que estava dando a ela a melhor das notícias:

-Regiane, preciso contar-lhe uma novidade: você vai se mudar para outra casa!

Regiane olhou para o pai, e ele notou a tensão nos olhos dela. A criança estava alarmada.

-Mas... eu gosto de morar no casarão com a tia Rosa, a tia Fiorela, o tio João e a priminha!

-Mas filha, você vai para um lugar bem melhor! Sabe a moça que tomou conta da mamãe? Ela agora tem uma porção de crianças aos cuidados dela, e vai cuidar de você também. Você vai ter amiguinhos da sua idade para brincar com você.

Regiane, que era de poucos amigos, ensaiou uma pirraça:

-Mas eu não quero! Prefiro morar no casarão. Lá eu tenho um quarto só meu, e posso brincar com os gatos da Tia Rosa!

Régis suspirou:

-Não, você não entendeu: lá também tem gatos, e um cachorro. Você não queria ter um cachorro?
Ela concordou com a cabeça.

-Então, filha! E a escola é bem mais perto de sua nova casa, não será necessário acordar tão cedo.
E dali a dois dias, Régis levava a menina pela mão, e uma maleta com seus vestidos e demais roupinhas. Regiane olhou para trás, e acenou para suas tias, que estavam à porta de casa e lhe acenaram de volta. Na sua inocência, estava quase feliz.

Chegaram a uma casa branca e simples, de quintal de terra, onde dois meninos maiores que ela brincavam, mas pararam de brincar assim que os viram. Um deles correu para dentro de casa e chamou Celeste, que veio atende-los limpando as mãos em um avental. Imediatamente, Regiane lembrou-se dela na casa da mãe, naquele dia em que Tia Rosa a levara até lá, e no quanto Tia Rosa gritou com ela, chamando-a de nomes cujo significado ela ignorava. Não gostou dela logo de primeira, e teve a impressão – apesar do sorriso de Celeste – que também não era apreciada. Agarrou-se à perna do pai quando Celeste aproximou-se, pegando a mala de Regiane. Ele fez as apresentações:

-Regiane, esta é Celeste, ela vai tomar conta de você. Aqueles são os netos dela, Romualdo e Rômulo. 

Celeste passou a mão pesada sobre a cabeça da menina, desmanchando o seu laço azul:
-Não se preocupe, Régis. Vamos nos dar muito bem. Não é, Regiane?

A menina, arrumando os cabelos que a outra lhe despenteara, não respondeu. Olhando em volta, não viu sinal dos cães e gatos dos quais o pai lhe falara, e nem das muitas crianças que iriam brincar com ela - e ela tinha certeza de que Rômulo e Romualdo não pareciam nada amigáveis. Olhou para o pai:

-Não quero ficar aqui.

Ele insistiu:

-Por favor, filha, não crie problemas. Celeste é boa, será como uma mãe para você. Virei vê-la sempre que puder, e nada lhe faltará. Tia Rosa prometeu que a levará para os finais de semana sempre que possível. Seja uma boa menina.

Dizendo aquilo, ele colocou-se de joelhos para ficar da altura dela, e abraçou-a forte. Ela não queria larga-lo, e choramingou:

-Eu não quero ficar aqui, papai... eu não gosto dela (apontou para Celeste, que devolveu-lhe um olhar gelado). Essa casa é feia.

-Não diga isso, filha! É falta de educação.

Ela começou a chorar, e Régis, de coração partido, achou que seria melhor despedir-se de vez, como Celeste aconselhara:

-Vá agora, Régis, ou a menina não vai parar de chorar nunca. É questão de costume, você vai ver. Fique tranquilo, vou cuidar tão bem dela quanto cuidei da mãe.

Ele gelou ao ouvir aquelas palavras, mas não tinha outra alternativa senão deixa-la com Celeste. Já na calçada, ainda podia ouvir os gritos e soluços da filha. Apertou o passo, virando a esquina.
Celeste pegou Regiane pela mão, levando-a com ela para dentro da casa, seguidas pelos dois garotos, Romualdo e Rômulo, que iam zombando das lágrimas dela. Abriu lima porta que dava para um cômodo escuro e feio, com paredes mofadas e uma pequena janela que dava para o telhado de um galinheiro, e foi logo dizendo:

-Bem, se quiser ser feliz nesta casa, siga as regras. E elas são: faça tudo o que eu mandar sem ranhetar!

Dizendo aquilo, abriu a mala da menina e começou a vasculhar as roupinhas, separando os melhores vestidos em uma pilha sobre a cama, e dizendo:

-Estes estão bons demais para ficar aqui em casa. Vou mandá-los às minhas netinhas de presente. Para correr no quintal, você não precisa de vestidos rendados e cheios de laçarotes. Basta usar estes, mais simples.

Regiane ia protestar, mas Celeste calou-a com um grito que a fez estremecer:

-NEM UMA PALAVRA! Você precisa entender quem é que manda aqui. (Os meninos davam gargalhadas, enquanto lágrimas quentes desciam do rosto de Regiane). A menina abraçou sua única boneca, como se a estivesse protegendo das garras de Celeste. Após separar as roupas, Celeste saiu, batendo a porta do quarto que trancou por fora, dizendo:

-Eu a chamarei na hora do jantar. Enquanto isso, nem um pio!

Ainda era de manhã, e Regiane ficou sentada naquela cama que cheirava a colchão de crina mofado, abraçada à sua boneca, com medo até de respirar muito alto. As sombras da noite começaram a entrar pela janela, e ela sentiu frio. Também tinha fome e sede. Escutava Celeste chamando os meninos para o almoço, e mais tarde, para o lanche, o barulho das xícaras, talheres e copos aumentando seu apetite. Mas ninguém a convidava para comer. Somente às seis horas da tarde teve permissão para sair do quarto e sentar-se à mesa com eles. Celeste deu-lhe um pedaço de pão e serviu-lhe uma concha de sopa, que ela devorou. Depois, tomou um copo de leite que já começava a azedar, e que causou-lhe uma disenteria que a fez sujar os lençóis, pois a porta estava trancada por fora e ela não tinha acesso ao banheiro. Na manhã seguinte, Celeste bateu nela por conta do acidente noturno, fazendo com que ela ficasse nua no quintal a manhã toda, enquanto suas roupas secavam. Os meninos riam dela, e atiravam-lhe pequenas pedrinhas de barro que a deixavam ainda mais suja. Ainda sentia cólicas, e escondeu-se em um matagal por trás da casa para aliviar seu intestino. Não tinha com o que limpar-se. Sentia-se suja, com frio, com fome e ao mesmo tempo, enjoada. Vomitou duas vezes, e ficou muito pálida. 

Celeste agarrou-a pelos cabelos, dando-lhe um banho de bacia na cozinha. Depois, deu-lhe roupas velhas de menino para ela vestir, e serviu-lhe um copo de água com a mesma sopa do dia anterior. Quando Regiane foi para o seu quarto, logo procurou por sua boneca, que deixara sobre a cama, mas não a encontrou. Pensou em perguntar a Celeste se a tinha visto, mas ficou com medo, e saiu para o quintal a procura dela. Encontrou-a – ou melhor, encontrou seus restos carbonizados – ardendo em uma fogueira. Não conseguiu conter seu grito de horror e ódio, enquanto os meninos riam dela às gargalhadas. Avançou sobre Rômulo, o menor deles, derrubando-o no chão e socando-o como podia, até que sentiu as mãos do menino maior puxando-a de cima do irmão, cujo nariz sangrava, e deitando-a no chão, ele subiu sobre ela, enchendo seu rosto de tapas. Regiane gritava e chutava, mas ninguém vinha acudi-la. De repente, ela olhou para o lado e viu as chinelas de Celeste, que se aproximava, levantando poeira do chão de terra.

Os meninos correram quando a viram, deixando Regiane caída no chão, o rosto vermelho pelos tapas e as roupas e cabelos sujos de terra. Ela não teve tempo de se levantar, e Celeste mais uma vez agarrou-a pelos cabelos, levou-a para a cozinha, deu-lhe um banho de água fria, e a fez vestir as mesmas roupas, que sacudira à janela, mas estavam sujas de terra. Seus gestos eram brutos, e machucavam a menina, que não se atrevia a reclamar. Estava tão apavorada, que parara de chorar.
À noite, no escuro do quarto, ela respirou fundo e sentiu o cheiro do galinheiro entrando pela janela. Sombras dançavam nas paredes. Ela sentia-se muito sozinha, e chorou por si mesma. 
Celeste advertiu-a sobre não contar nada a Régis ou a ninguém sobre o que se passava na casa, ou ela a afogaria no tanque dos patos. Apavorada, a menina ficava em silêncio. Quando o pai a visitava, Celeste banhava-a, desembaraçava seus os cabelos, e vestia nela um dos vestidos bonitos. O pai achava estranha a atitude calada da filha, mas se perguntava se ela estava sendo bem tratada, Regiane deparava com os olhos de Celeste fixos nela, e engolindo em seco, concordava com a cabeça. 
Seu martírio durou cerca de dois meses e meio, até que Régis percebeu que a menina esfregava repetidamente um local sobre as costelas. Ergueu seu vestido, e deparou com uma mancha azulada, que cobria parte da lateral de seu corpo. Apavorado, foi ter com Celeste, que explicou que a menina caíra do balanço. Perguntou à filha se aquilo era verdade, e ela concordou com a cabeça. Mas Régis fingiu despedir-se da filha e de Celeste e foi ter com uma vizinha, que contou a ele que Regiane era frequentemente surrada, que Celeste não a levava à escola todos os dias e que os dois meninos praticavam com ela todo tipo de tortura, inclusive eles a amarravam em uma árvore e a fustigavam com um bastão, dizendo que ela era uma índia, e portanto, de raça inferior a dos homens brancos.
Enfurecido, Régis voltou à casa de Celeste. Silenciosamente, aproximou-se da janela e escutou o seguinte monólogo:

-Você está aqui porque eu a recebi, sou uma mulher caridosa, pois ninguém mais quis você porque sua mãe era uma puta. Você sabe o que é isso? Significa uma mulher da vida, perdida, vagabunda que se deita com muitos homens em uma só noite e faz muitas coisas feias com eles. Nem mesmo suas tias querem ficar com você. Acha mesmo que elas se importam? Nem vieram visita-la! Seu pai a abandonou, e o que acontece com você não é da conta de ninguém. Você é uma enjeitada! Merece apanhar, isso sim!

Régis entrou na casa dando um chute na porta. Pegou amenina no colo para leva-la embora, mas antes de sair, quebrou todos os móveis da casa. Celeste gritava, chamando-o de louco e dizendo que ia chamar a polícia. 

Enquanto isso, os dois meninos correram, escondendo-se no matagal. Quando ele acabou de quebrar tudo o que queria, parou diante de Celeste, que imediatamente parou de vociferar contra ele, aquietando-se de medo. Os dois se encararam por um longo tempo, no qual Celeste sentiu-se apavorada pelo que poderia acontecer em seguida. Então, Régis deu meia volta e saiu da casa, levando a filha, que chorava. 


(CONTINUA...)





3 comentários:

  1. Cruzes... que mulher nojenta essa Celeste, não merece o nome que tem. rs
    Tadinha da menina, espero que logo ela possa ser feliz.
    Estou amando a história.
    Aguardando a continuação!!!

    ResponderExcluir
  2. Ana, sua história me faz lembrar de coisas parecidas que vivenciei aos 5 e depois aos 8 anos, enquanto aguardava vaga para o colégio interno.
    Espero, sinceramente, que a Regiane consiga se superar.
    Tenha um excelente fim de semana!
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  3. Nossa, arrepiada.
    Tão triste saber que isso acontece mesmo. Espero que as marcas não fiquem na alma, que ela possa perdoar seu passado e ser feliz.
    Tão intenso Ana...

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar-me. Adoraria saber sua opinião. Por favor, deixe seu comentário.

A RUA DOS AUSENTES - Parte 4

  PARTE 4 – A DÉCIMA TERCEIRA CASA   Eduína estava sentada em um banco do parque. Era uma cinzenta manhã de quinta-feira, e o vento frio...